A pressão alta (hipertensão arterial) é uma condição extremamente comum não só no Brasil mas no mundo inteiro.

A prevalência vai aumentando com a idade, sendo que acima dos 50 anos cerca da metade da população terá pressão alta.

O tratamento é extremante eficaz mas infelizmente cerca da metade das pessoas com pressão alta não conseguem controlar a pressão, principalmente por má aderência.

Vejo no consultório alguns perfis comportamentais em relação a pressão alta.

1) Hiper preocupados, que medem a pressão diariamente/ várias vezes ao dia. Se a pressão fica alta vai a um pronto socorro, me liga, agenda uma consulta ou toma um remédio a mais (o que é errado).

2) “Negligentes”, tem pressão alta mas acham que essa é o seu normal. Não quer tratar a pressão pois não tem nenhum sintoma.

3) Equilibradas – seguem as orientações. Se indico um tratamento medicamentoso faz seu uso. Se percebe a pressão mais elevada vai anotando para me mostrar na consulta. Afere a pressão arterial em casa somente se solicitado

Como era de se esperar, os perfis 1 e 2 são os mais comuns. Interpreto esse achado como o resultado da falta de explicação dos próprios médicos e pela "epidemia" de ansiedade do mundo atual.

Alguns pontos que todos devem saber

11)     A pressão alta é um fator de risco assim como obesidade, tabagismo, sedentarismo, má alimentação etc. Se não devidamente tratada, a médio/ longo prazo ela aumenta o risco de AVC/ derrame, infarto, insuficiência renal, insuficiência cardíaca, aneurisma (entre outras condições).

22)     Pressão alta não dá sintomas!! Aquela dorzinha de cabeça/ nuca, mal estar ou tontura não é sintoma da sua pressão. Provavelmente sua pressão já estava alta antes ou a pressão subiu pela dor.

33)     Nossa pressão varia no dia, condições que aumentam a pressão: Ansiedade, dor, café, bexiga cheia, acabar de fazer atividade física, noite mal dormida.

44)     Se você foi diagnosticado com pressão alta, não obrigatoriamente precisará tomar remédio. Se sua pressão está em estágios iniciais e você não tem outras doenças, o certo é alteração no estilo de vida. Olhem que mágico:

- Para cada Kg perdido (em indivíduos com sobrepeso e obesos) a pressão cai cerca de 1mmHg
- Dieta saudável (frutas, legumes, diminuir gordura saturada, grãos integrais): 11mmHg
- Atividade física aeróbica: 5 a 8mmhg
- Moderar o consumo de álcool – 4mmHg
- Diminuição no consumo de sódio – 5-6 mmHg
- Dieta rica em potássio – 4mmHg

Vejamos, uma pessoa com sobre peso, sedentária com má alimentação vai ao consultório com pressão 14 por 9. Se ela emagrece 5Kg e fizer todas as medidas acima descritas facilmente ela conseguirá chegar na pressão considerada ótima.

Sem contar que essas medidas não medicamentosas servem não “somente” para baixar a pressão. Cada uma delas, se realizadas aumenta anos de vida saudável e diminuem risco.