Na medicina de qualidade, existem dois pilares fundamentais: O tratamento adequado para uma determinada doença e a prevenção para que doenças sejam evitadas e postergadas.

O famoso check-up inclui a identificação de fatores de risco, que são condições que aumentam a probabilidade de se desenvolver determinada doença no futuro, através da conversa, exame físico e solicitação de alguns exames.

Como tudo na vida, entretanto, existem possíveis perigos de um check-up mal feito: Pode gerar ansiedade de um exame falso positivo, efeito colaterais de se tratar doenças inexistentes ou de condições que nunca acarretariam riscos no futuro sem falar obviamente no custo.

Mas vamos para o que interessa...

Quem precisa fazer check-up?

Apesar de não haver um consenso geral, simplificadamente podemos considerar que jovens sem comorbidades (doenças) NÃO precisam de fazer check up anual, portanto:

Abaixo de 50 anos, sem doenças, uma visita ao médico preventivamente a cada 3 anos é o ideal.

Acima de 50 anos já se torna importante uma consulta anual mesmo se não tiver sintomas.

Obviamente que se você tem alguma doença ou se faz alguma atividade física intensa/ competitiva a periodicidade vai mudar.

O que se faz em uma consulta de check up?

Conversamos sobre hábitos de vida saúdaveis.
Aferimos a pressão arterial.
Auscultamos o coração para pesquisar sopros ou possíveis arritmias.
A partir desses primeiros pontos solicitamos alguns exames para detecção de problemas de colesterol, diabetes, ácido úrico, função do rim, risco de infarto e exames preventivos para alguns tipos de câncer.

Quanto mais exames melhor?

Definitivamente NÃO!

Alguns exames, mesmo que alterados não precisam ser tratados se a pessoa não tem sintomas ou outras condições associadas como é o caso da maioria das vitaminas e hormônio.

Infelizmente vejo pessoas saudáveis tomam suplementos para “tratar” supostas deficiências.

Vejo pessoas achando que tem problemas cardíacos depois de algum exame “alterado”.

Atendo pessoas que fizeram exames invasivos como cateterismos sem necessidade!